EDUCAÇÃO VIVA DOS DIREITOS HUMANOS NA IRLANDA
Diretor dos Direitos Humanos envolve alunas duma escola católica com a educação dos direitos humanos.
“As alunas e professores não sabem que 30 mil mulheres foram traficadas na Irlanda nos últimos anos ou que as pessoas que procuram asilo são forçadas a viver em casas móveis durante 9 anos, incapazes de trabalhar ou de ter uma vida melhor para as suas famílias”, disse o Ryan Ellory, Diretor dos Direitos Humanos do Gabinete de Assuntos Nacionais da Igreja de Scientology na Irlanda.
Para abordar esta inconsciência generalizada, o Ellory lançou uma série de seminários da Youth for Human Rights (YHR) nas escolas em Dublin e no Condado de Cork. Ele entregou recentemente em duas escolas de raparigas Católicas, totalizando mais de 299 alunas.
As raparigas ficaram “fascinadas”, “concentradas” e “empenhadas”, disse um professor. Os vídeos da YHR desencadearam debates animados à medida que as alunas abordavam problemas do tráfico humano e escravatura. De especial interesse era o Direito Humano Número 11 “Estamos Sempre Inocentes até Prova em Contrário” — o anúncio de serviço público foi mostrado a pedido e quase todas as alunas partilharam uma história pessoal do direito a ser violado.
Os comentários dos seminários foram unanimemente positivos. Disse um professor: “Trabalhar numa escola com estatuto desfavorecido pode ser difícil, mas saber que está a fazer a diferença nas vidas dessas jovens mulheres é espetacular. O Ryan ajudou‑me a fazer uma diferença nesse dia e eu gostaria de agradecer‑lhe de todo o meu coração… Vou definitivamente dizer a outros professores sobre isto e assegurar que ele volte para mais lições.”
Desde então, houve mais 8 professores que adotaram a YHR nas suas classes.
QUEREMOS realmente SABER DE SI
Os grupos dos direitos humanos, cada um com a sua própria orientação fundadora, juntam‑se como Unidos pelos Direitos Humanos com o objetivo comum da educação dos direitos humanos. Aqui está o que alguns desses líderes dizem.
EX‑PRESIDENTE, CONSELHO DO PAQUISTÃO DOS ASSUNTOS DA AMÉRICA “Uma coisa que aprendi é que os pequenos a fazerem algo pode levar a grandes resultados… Se podemos sair e ensinar às pessoas o que são os seus direitos humanos básicos, então resolvemos um grande problema que assola o mundo.”
DIRETOR, ACADEMIA DA PAZ, REINO UNIDO “Esta é a causa que pode fazer uma grande diferença para a comunidade, a todos os tipos de pessoas. Se elas conhecem os seus direitos, elas podem defender‑se e resistirem a qualquer abuso ou injustiça.”
ATIVISTA DOS DIREITOS HUMANOS DE CUBA E EX‑CONGRESSISTA DOS EUA “O que ouvi de uma grande quantidade de pessoas que leram os materiais num país totalitário, elas dizem: ‘uma lufada de ar fresco.’ Isto tem um grande significado para elas.”
FUNDADOR, YOUTH ON THE MOVE EDUCATION, EDUCAÇÃO INTERNACIONAL “Unidos pelos Direitos Humanos é sobre educar as pessoas. Porque se não sabem o que são os direitos e como é ser‑se tratado sem alguns direitos, então vocês estão indefesos. Sentem‑se indefesos. Não pedem ajuda. Não falam abertamente. Mas quando eles veem [A História dos Direitos Humanos], as pessoas começam a pensar que talvez haja alguma coisa que podem fazer.”
EX‑CONSULTOR DOS DIREITOS HUMANOS E DA PROTEÇÃO DA EDUCAÇÃO “Até mesmo o nome em si ‘Unidos pelos Direitos Humanos’ é muito útil hoje em dia no mundo — convidando pessoas de todas as idades, de todas as partes do mundo, para se unirem e verem‑se a si mesmas como uma. Assim Unidos pelos Direitos Humanos é tão pertinente, é tão bom. De facto, está a consolar num mundo que está a ser destruído.”
Precisamos da sua ajuda
Junte‑se ao movimento internacional dos direitos humanos ao tornar‑se um membro de Unidos pelos Direitos Humanos. Unidos pelos Direitos Humanos ajuda indivíduos, professores, organizações e corpos governamentais por todo o mundo para elevar a consciencialização da Declaração Universal dos Direitos Humanos.